segunda-feira, 28 de setembro de 2009


30/1/2009 - 06h38
Envie mensagens de conforto para famílias de presos

CHINA (12º) - Os cristãos da República Autônoma de Xinjiang, China, são minoria entre muitos muçulmanos. Eles enfrentam uma tripla pressão: por serem uma minoria na China, por terem deixado o islã que sua sociedade pratica, e por serem cristãos, odiados pelas autoridades

Dois líderes uigures de igrejas não-registradas estão presos em Xinjiang.

Osman Imin

Osman foi condenado em novembro de 2007 (saiba mais) a dois anos de reabilitação através do trabalho forçado, por “revelar segredos do estado” e “proselitismo ilegal".

Sócios dizem que a prisão não teve nada que ver com a descoberta de segredos do Estado, mas com o fato de ser cristão assumido e líder de uma igreja uigur.

Uma apelação em junho de 2008 foi negada sem nenhuma explicação para Osman ou seu advogado.

Osman envelheceu dramaticamente e sua saúde piorou devido às condições do campo de trabalho onde é forçado a trabalhar de 12 a 15 horas por dia.

Antes desse período de detenção, Osman havia sido preso em outubro de 2004, quando foi torturado. Afirma-se que ele foi acorrentado a uma cama de metal no inverno, sem roupas apropriadas, e agredido diversas vezes durante o interrogatório.

Osman é casado com Nurgul, e tem duas filhas de 7 e 5 anos. Nurgul pode visitar o marido duas vezes por mês, em visitas de 30 minutos. A viagem de casa para prisão dura um dia inteiro com o transporte público.

Nurgul está sendo vigiada pelas autoridades e está isolada porque os cristãos da cidade têm medo de entrar em contato com ela.

Alimjan Yimit

Alimjan foi preso em 12 de janeiro de 2008, está lá desde então (saiba mais). Acusações contra Alimjan incluem “incentivar o sentimento de separatismo no país” e “coletar e vender informações sigilosas para organizações estrangeiras”.

As autoridades ameaçaram prolongar sua sentença para seis anos na prisão ou até executá-lo.

Alimjan se tornou cristão há mais de dez anos, e começou a servir a Igreja uigur. Amigos do líder dizem que sua fé foi o motivo da prisão, que causou choque na família e nos amigos. Eles descrevem Alimjan como um homem gentil e com uma fé simples, expressa de maneira calada, mas firme.

Alijman é casado com Gulnur, tem um filho de 8anos e uma filha de 5. Qualquer contato entre o casal foi proibido desde a prisão de Alimjan em janeiro de 2008.

Ore por Alimjan, para que a justiça seja feita, e que sua expressão de fé não seja considerada “crime contra o Estado”. Ore por sua saúde, proteção e boa vontade com os guardas e outros prisioneiros.

Interceda por Gulnur e seus dois filhos, pois a situação está muito difícil para eles. As crianças sentem falta do pai. Devido à pressão que sofreram das autoridades em sua cidade natal, eles decidiram se mudar.

A distância entre Gulnur e seu marido Alimjan é de aproximadamente 24 horas de ônibus.

Mande consolo para os familiares

A Missão Portas Abertas está lançando uma campanha de cartas para as famílias de Osman e Alimjan. Seja um instrumento de Deus e envie uma mensagem de força para essas duas famílias que precisam saber que pessoas em todo o mundo se importam com elas.

É extremamente importante que você siga as orientações abaixo. Qualquer correspondência que fugir às regras será descartada.

• Não mencione a Missão Portas Abertas

• Não mande cartas. Envie cartão ou cartão-postal com um ou dois versículos, apenas em inglês ou russo.

• Se for enviar um cartão-postal, não coloque seu endereço. Seu nome e país são suficientes.

• Os cristãos sempre gostam de receber desenhos infantis. Se você for encorajar seus filhos ou crianças de sua igreja a desenhar, tenha certeza de que os desenhos não fazem alusão à violência. Desenhos desse tipo não serão enviados.

• Não mande dinheiro no envelope. Se quiser ajudar, entre em contato conosco.

Escreva para as duas famílias separadamente

Mande sua carta para:

Nurgul e família
a/c Missão Portas Abertas
Caixa Postal 55.055
CEP 04733-970

ou

Gulnur e família
a/c Missão Portas Abertas
Caixa Postal 55.055
CEP 04733-970

Nenhum comentário:

Postar um comentário